• Ana Toniolo de Freire

Uma jóia no centro de Florença - Palazzo Borghese


Andando pela via Ghibellina, no centro histórico de Florença, você talvez passe dispercebido por este local precioso para casamentos na Itália. A fachada do Palazzo Borghese é pesada e imponente, como previa a arquitetura renascentista, mas mesmo assim - talvez pelo tom escuro que assemelha ao tom dos prédios visinhos - você nem identifique que existe um Palazzo ali e, muito menos, que por trás daquelas paredes está o conjunto de salas de baile e eventos mais glamuroso de Florença!

Construido originalmente pela família Salviati nos anos 1400, o Palazzo foi moradia da nobre Anna Maria Salviati e seu marido, o principe romano Marcantonio IV Borghese. O casal teve como filho o principe Camillo Borghese, que em 1803 trouxe para morar no Palazzo sua esposa Paolina Bonaparte, irmã de Napoleão. Pouco tempo depois, Camillo e Paolina se mudaram para a França, mas a união dos dois não durou. Após a queda do império Napoleonico, Camillo retornou sozinho à Florença e decidiu reformar o interior do Palazzo Borghese para torná-lo um ambiente majestoso.

Nasceu aí um dos mais importantes exemplos da arquitetura Neoclássica em Florença, que se manteve até hoje como herânça artística para a cidade. O Palazzo Borghese é atualmente, uma locação privilegiada para eventos particulares de prestígio, como casamentos, jantares de gala, exibições de arte e desfiles de moda.

Com 8 opções de salas para locação - todas minunciosamente decoradas por acabamentos dourados, paredes forradas e tetos adornados de pinturas e boisseries - fica difícil definir por uma só sala!

Os maiores ambientes do Palazzo são a Galleria Monumentali e o Salone degli Specchi. A Galleria Monumentali é um salão de quase 35 metros de comprimento e 7 de largura, ou seja, um longo salão imperial! O que mais encanta na Galleria é que seu piso é todo de marmore, o teto é coberto de afrescos e as paredes tem espelhos de canto a canto, trazendo a impressão de um ambiente ainda maior! (Observação: entre cada espelho, um lustre dourado lindo de morrer dividindo os espaços simetricamente!).

Assim que pisei na Galleria Monumentali, ela virou instantaneamente minha sala preferida do Palazzo! Isso porquê, sou apaixonada pela combinação de tons pastéis com o dourado e a decoração da Galleria brinca exatamente com esta mesma paleta de cores! Ou seja, um ambiente totalmente clássico e romântico! – Fica a dica para as noivinhas!

O Salone degli Specchi é outra perdição para nossos olhos. Ele é chamado assim por ter suas laterais totalmente contornadas por espelhos que foram conservados desde a primeira fase da reforma, encomendados nas espelharias mais prestigiadas daquela época. O salão é rico em detalhes dourados, com símbolos musicais que indicam a probabilidade daquele local ter sido mesmo utilizado antigamente como o salão de bailes da cidade.

Como se não bastassem estes dois salões, o Palazzo Borghese ainda conta com mais 6 salas menores, igualmente ricas em detalhes! Elas são ótimas opções para casamentos menores, pois seguem oferecendo aos noivos e aos convidados a experiência única de brindar o grande dia em meio a extrutura glamurosa de um palácio! Abaixo, trouxe algumas fotos delas, mas para que vocês possam conhecer tudo em detalhes sugiro que assistam agora o video da nossa visita ao Palazzo Borghese no final desse post!

Era isso pessoal! Eu amei conhecer o Palazzo Borghese e vocês? Deixem comentários e não esqueçam de se inscrever no nosso canal no Youtube para acompanhar as próximas visitas a locais de casamentos na Itália!

Com carinho,

Ana


0 visualização
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White YouTube Icon

© Todos os direitos reservados. Ana Toniolo Weddings

www.anatoniolo.com

rsvp@anatoniolo.com